A Especialidade de Otorrinolaringologia tem vindo a ser mais reconhecida no país, porém ainda temos um longo caminho por percorrer.
As patologias do forúm desta especilidade são bastante comuns, principalmente em Maputo- cidade plana ao nível do mar- onde as condições alérgicas tendem a acentuar-se mais.
Os casos de afecções respiratórias altas (alérgicas) tem vindo a aumentar devido à maior poluição ambiental local.
Épocas sasionais (de determinadas árvores e flores) levam a um aumento exponencial de crises de rinossinusites que influenciam na qualidade de vida dos pacientes.
As crises de adenoamigdalites na infância levam a multiplos internamentos e toma de várias medicações sem sucesso. Esta é uma das principais causas de internamento pediatrico no mundo, e no nosso país.
Ainda em Moçambique as taxas de perdas auditivas são altas, isto decorre secundário ao tratamento de patologias (TB e malária) que levam à perda auditiva
Moçambique é um país de clima tropical, as actividades aquáticas estão muito presentes. Neste contexto as infecções do ouvido são uma das principais causas das consultas externas desta especialidade.
O número de tumores laringeos tem vindo a aumentar em todo o mundo, devido a habitos tabágicos, alcoolicos e consumo de drogas.
Em Moçambique os casos oncológicos da cabeça e pescoço são uma realidade. O diagnóstico precoce ainda é a única chave do sucesso. Os exames especializados permitem fazer o diagnóstico precoce, indolor e de forma rápida.
@MMC LDA. Desenvolvido por Spectram IT